quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SOS Mata Atlântica - 15 anos de Restauração Florestal

A cidade de Itu foi palco, na última sexta-feira, dia 25, das comemorações dos 15 (quinze) anos de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades da fundação, secretários do meio ambiente da região, do governo do Estado, empresas parceiras e homenageados, foi realizado no Centro de Experimentos SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin.

Antes do início houve um farto coffee break onde os presentes puderam se conhecer, interagir e trocar experiências. Já no salão, com todos acomodados, o mestre de cerimônias, apresentador da TV Tem, Tiago Ariosi, agradeceu a presença de todos e discorreu um pouco sobre a SOS Mata Atlântica e suas conquistas. Em seguida, o gerente de reflorestamento da instituição, Rafael Fernandes, mostrou os resultados dos últimos 15 anos.

Um deles é o projeto Clickarvore, que promove a recuperação das florestas com a participação direta dos cidadãos, empresas, ONGs e, principalmente, internautas e proprietários de terras da Mata Atlântica. Através do projeto 508 municípios foram beneficiados em 9 Estados com mais de 28 milhões de mudas, totalizando cerca de 16 mil hectares restaurados. Criado em 2000, o Clickarvore, junto à SOS Mata Atlântica, tem muito a comemorar, mas, ao mesmo tempo, muito a fazer.

Outro projeto que tem dado ótimos frutos é o Programa Florestas do Futuro, que reúne a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terras e o poder público em um programa participativo de restauração florestal. Este já comtemplou 46 municípios em 5 Estados e recuperou uma área de 2.600 hectares com o plantio de cerca de 5 milhões de mudas.

Rafael Fernandes ressaltou ainda a importância do Centro de Experimentos Florestais, local do evento: “Aqui no Centro de Experimentos Florestais nós temos a comprovação de que, sem floresta, não há água. Após cinco anos de restauração florestal houve o retorno de 2 nascentes, aumento de 20% no volume de água de subsolo e 5% no volume de água superficial”, pontua. O gerente não deixou de mencionar o Pacto de Restauração da Mata Atlântica, cuja meta é restaurar 15 milhões de hectares até 2050, área equivalente a 98,6 cidades de São Paulo.

Além dos projetos e números apresentados, há muitos outros em andamento como: A Mata Atlântica é Aqui, Costa Atlântica, Observatório Parlamentar Socioambiental, Planos Municipais de Mata Atlântica, Plataforma Ambiental, Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, Rede das Águas e Viva a Mata. Acesse SOS Mata Atlântica.org e saiba mais sobre esses e outros projetos.


Homenagens

O Presidente da instituição, Pedro Luiz Barreiros Passos, e o vice, Roberto Luiz Leme Klabin, foram os responsáveis pelas homenagens do dia que estavam divididas em:

- Categoria Idealizador: Rodrigo Agostinho, prefeito da cidade de Bauru (SP) e criador do conceito do projeto Clickarvore.

- Categoria Pesquisador: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), da Esalq/USP.

- Categoria Viveiros: Brito Ambiental e Flora Londrina.

- Categoria Empresa Executora: Arcplan e MR de Toledo.

- Categoria Proprietário de Terra: Manoel Rainho Junior, da Fazenda Miralua, Regina Monserra, da NKG e Carlos Roberto Sottilo.

- Categoria Time SOS Mata Atlântica: José Zacarias dos Santos.

- Patrocinadores: Repsol Sinopec, Química Amparo (Ypê), Sem Parar, AES Tietê e Bradesco.



Reflexões


“Cuide bem da natureza

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. 
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa. 
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.”


“Onde existe preservação da natureza, existe futuro.”


Coffee Break pré-abertura