sábado, 8 de fevereiro de 2014

Quem sou eu? Veja minhas vestes!

Na última quarta-feira, dia 5, o post de uma professora criticando as vestes de um homem no aeroporto Santos Dumont causou polêmica nas redes sociais.

A professora do departamento de letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio (Puc-Rio) e diretora da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI Puc Rio), Rosa Marina Meyer, foi capaz de tirar a foto, sem permissão, de um homem que vestia uma bermuda e uma camiseta regata e fazer o comentário: "Aeroporto ou rodoviária?". Como se não bastasse, o reitor da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Pedro Jutuca, aproveitou a chance para se expressar acrescentando: "O 'glamour' foi para o espaço". Uma terceira pessoa, também professora da Puc-Rio, Daniela T. Vargas, conseguiu ir mais longe: "E sabe o que é pior? quando esse tipo de passageiro senta exatamente a seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque - claro - não respeita (ou não cabe) nos limites do seu assento".

O ato em si é deplorável por si só, afinal não é uma roupa que define a pessoa ou quais lugares ela pode/deve frequentar ou não. Mas a situação piora pelo fato de uma professora, com o cargo e o conhecimento que tem, e um reitor, de uma universidade federal, julgar alguém pela aparência. Eles deveriam ser o exemplo de cidadão íntegro!

A repercussão nas redes sociais está crescendo, tanto que chegou no perfil da Dilma Bolada e até às 18h desta sexta-feira, dia 7, já havia mais de dez mil compartilhamentos. Tomando consciência da gafe que cometeu Rosa Marina fez um pedido de desculpas: "Sabedora do desconforto que posso ter criado com um post meu publicado ontem à noite, peço desculpas à pessoa retratada e a todos os que porventura tenham se sentido atingidos ou ofendidos pelo meu comentário. Absolutamente não foi essa a minha intenção".

O reitor Luiz Pedro fez o mesmo, pelo menos tentou através de nota: "O reitor da Unirio, professor Luiz Pedro San Gil Jutuca, lamenta a repercussão e a má interpretação de seu comentário em publicação da rede social Facebook, e garante que não pretendeu, em momento algum, manifestar-se de forma preconceituosa ou ofensiva. A intenção foi apenas se referir ao estado dos aeroportos no país, que não remete mais aos tempos passados, e não criticar qualquer pessoa ou comportamento. No entanto, o reitor reitera o pedido de desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo comentário.".

Situações como essa só comprovam que o país, realmente, precisa reestruturar a educação por completo

, afinal esses docentes não são exemplos e não estão preparados para atuarem como tal.


*Definição: Professor ou docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra 'A República', alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

*Fonte: Wikipédia
 

Um comentário:

  1. Realmente, os valores estão completamente deturpados!!! Deviam se sentir felizes pelo aeroporto, que antes eram lugares exclusivos de gente com alto poder aquisitivos, hj estar tão popularizados!!! De estar proporcionando a população o acesso a viagens de pouquissimo tempo e mais acessivel num país tao grande, onde a população mais carente tem que passar dias viajando de onibus ao invés de 1 ou 2h de aviao!!!! Muito triste ver esse tipo de preconceito em qualquer lugar que for!!! Se por acaso, nao gosta de conviver com isso ou te incomoda, tenha seu próprio avião e seu aeroporto particular...já que vc pode neh?!

    ResponderExcluir