sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Maratona Imprensa funcionou como injeção de motivação aos participantes

A MIC (Maratona Imprensa de Comunicação) deste último sábado (27) trouxe aos participantes experiências e conteúdos que poucos cursos podem proporcionar. Foram doze horas tratando de mídias sociais, SEO (Search Engine Optimization), Jornalismo Político e Internacional, além da vivência dos palestrantes/jornalistas, que têm um peso ainda maior.

Como profissional da comunicação, tento aproveitar todas as oficinas da Imprensa para estar em dia com o que tem acontecido no mercado, saber das novidades e, também, fazer o networking. A cada oficina que faço me sinto mais motivado a me renovar e continuar a fazer o ‘jornalismo de verdade’ – termo utilizado pelo último convidado da maratona, Lourival Sant’Anna.

A manhã de sábado começou com a antropóloga Valéria Brandini que nos trouxe uma visão diferente do que vivenciamos diariamente. A pesquisadora abriu sua apresentação com uma frase desafiadora: “A realidade não existe”. Mas o que isso quer dizer? De uma forma resumida e superficial significa que cada um vê a realidade de acordo com sua experiência de vida, com seu conhecimento. Valéria pontuou que não podemos explicar ou dar nome àquilo que não conhecemos. A partir disso dá para imaginar os meandres da Maratona.

“Um bom escritor é mais que uma pessoa que escreve bem. É aquele que descreve as sensações, o ambiente, é aquele que enxerga o que está por detrás das palavras, do óbvio. É aquele que usa a sensibilidade”, explanou a pesquisadora.

Tivemos também a honra de falar com a jornalista Teté Ribeiro, autora do livro ‘Minhas Duas Meninas’. Uma história forte na qual foi preciso muita coragem, tanto da própria Teté, quanto de seu marido Sérgio Dávila, na tomada de decisões. Não vou entrar em miúdos, pois é algo profundo. Estou ansioso para a leitura do livro. Aconselho que você, leitor, a fazer o mesmo.

Outra oficina da tarde, a de Mídias Sociais e SEO, foi ministrada por Ana Brambillia e por Ignacio Santolin, dois experts no setor que compartilharam conhecimentos, experiências e histórias relevantes que nos deixou vidrados, atentos a todo momento.

A MIC encerrou com ninguém mais que o jornalista Lourival Sant’Anna, cuja apresentação é desnecessária. Pudemos ouvir suas andanças da vida pessoal e profissional, que estão diretamente ligadas, e usá-las para nos direcionar pessoal e profissionalmente. Esta foi minha primeira vez em uma maratona da Imprensa, mas garanto que não vou perder mais nenhuma.


Participantes da Maratona Imprensa  Foto: Gisele Sotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário